Gerenciando atualizações no WordPress
Nesta sessão, aprenderemos como identificar quando as atualizações estão disponíveis para um site WordPress e como executar essas atualizações.
Resultados de aprendizagem
- Explique os três componentes do WordPress que podem exigir atualizações.
- Identifique quando as atualizações estão disponíveis e onde ir para fazer essas atualizações.
- Reconheça a necessidade de fazer um backup do seu site antes de atualizá-lo.
- Atualização do WordPress Core, plugins e temas.
Perguntas de compreensão
- O que pode acontecer se você não atualizar o seu site?
- Você sabe como fazer backup do seu site?
Transcrição
Olá. Bem-vindo ao Learning WordPress. Meu nome é Fellyph Cintra e hoje nós abordaremos gerenciamento de atualizações do WordPress. Por que devemos atualizar o nosso site, o WordPress? Então a atualização do WordPress e de softwares como um todo? Elas focam em três pontos, número um, correção de vulnerabilidades de segurança. Número dois, as correções de bugs e número três. A adição de novos recursos. Por isso, precisamos instalar consistentemente atualizações, porque todos os sites precisam de correções de segurança. Além disso, os sites também se beneficiam das correções de bugs porque assim elas executam uma base de código mais estável. As atualizações do WordPress vão ser divididas em três grupos o núcleo do WordPress responsável pelo gerenciamento do nosso site, as atualizações de temas e as atualizações de plugins. Então, agora iremos acessar um painel do WordPress que está com atualizações disponíveis e onde conseguimos achar essas atualizações. No canto superior esquerdo temos este ícone na barra superior. Com a numeração este ícone, ele sinaliza a quantidade de atualizações disponíveis nesse site. Além disso, no menu lateral esquerdo temos as opções de atualizações como um todo. Nas versões recentes do WordPress, quando temos uma atualização relacionada ao núcleo do WordPress, teremos um banner de alerta como esse, como podemos ver aqui. Então vamos clicar no ícone de atualizações no banner superior e nessa página temos uma descrição sobre as atualizações disponíveis. Então temos a versão disponível para a atualização do núcleo do WordPress. Atualização de plugins e atualização de temas. Além disso, podemos acessar as atualizações relacionadas a plugins no painel de plugins. Quando clicamos em plugins instalados, acessaremos a página de listagem de plugins. Notem que o plugin específico não está ativo, mas mesmo assim temos uma notificação que temos uma atualização disponível.
Já na parte de temas, as notificações de atualizações ficaram disponíveis no topo do card de cada tema disponível. Então aqui nós temos uma atualização disponível para o Twenty Nineteen e temos uma atualização disponível para o Twenty Twenty One. Voltando para o painel de atualizações. Temos uma mensagem muito importante que é antes de atualizar, faça uma cópia de segurança dos seus arquivos e da base de dados do seu site. Essa mensagem era muito importante porque para todos os tipos de atualizações precisamos ter um backup do nosso site. Em outras palavras, a específica e mantém essas informações num local seguro.
Se você possui um backup do seu site, você pode restaurar o seu site para o estado anterior à atualização, funcionando assim como a máquina do tempo onde você volta o estado do seu site para o momento em que o backup foi realizado? Existem duas opções simples para realizar backup. A primeira delas é junto com sua hospedagem. Então, confira com o seu provedor se você possui backups agendados. A segunda opção através de plugins, onde você consegue ter mais informações na documentação do WordPress. Então, só lembrando faça sempre um backup do seu site antes de executar qualquer atualização no seu site WordPress. Agora iremos executar uma atualização no núcleo do WordPress e ver quais são os passos necessários para isso. Nesse ponto, particularmente, irei considerar que já tenho um backup do meu site, então agora simplesmente vou executar essa atualização. Voltando para o painel do meu WordPress. Eu tenho aqui a opção de atualizar para a versão 6.01. Vou clicar nessa opção. A atualização irá executar.
Então temos aqui uma mensagem com a versão atual do meu site e a quantidade de bugs que essa versão corrigiu. Outra opção é realizar a atualização de plugins no painel de plugins. Então, para isso iremos à página de plugins instalados. Então a mensagem que irá nos notificar sobre a nova versão do plugin, eu irei clicar em Atualizar agora. O importante para evitar problemas é não realizar nenhuma ação durante esse processo. Então, nesse momento temos a confirmação da atualização do nosso plugin. Agora vamos realizar a atualização de um tema específico, então iremos ao painel de aparência. Navegando entre os temas disponíveis.
Eu irei atualizar o tema Tweety Nineteen e irei clicar em Atualizar. Agora espera a atualização acontecer? Perfeito! Agora temos o nosso tema atualizado. Habilitando atualizações automáticas no WordPress. Nas versões recentes do WordPress, a atualização automática já está habilitada como padrão. Mas para saber onde habilitar esse recurso, iremos voltar ao nosso painel de administração, onde eu irei mostrar onde ativar este recurso. Voltando no painel de Administração, não temos nenhuma atualização disponível, mas podemos acessar o painel de atualizações logo abaixo de painel, no menu lateral esquerdo e dentro do painel de atualizações. Temos aqui uma notificação. Este site é automaticamente atualizado apenas nas versões de manutenção em segurança, então, caso queiramos ativar esse recurso, clicamos em Ativar a Atualizações Automáticas, então clicando nesse item, agora sim o nosso site está com atualizações automáticas para todas as versões do WordPress.
Obrigado por ter assistido esse treinamento até o final. Se você quiser assistir mais treinamentos como esse, visite o site LearnWordPress.Org e Fellyph Cintra. Obrigado e até o próximo treinamento. Tchau!