Como escolher e instalar plugins WordPress


Resultado de aprendizagem

  1. Utilizar o repositório de plugins do WordPress
  2. Realizar consultas
  3. Instalar plugins
  4. Avaliar plugins
  5. Requisitar suporte
  6. Remover plugins

Perguntas de compreensão

  1. Onde podemos acessar o repositório de plugins?
  2. Quais as informações que temos acesso no card de apresentação do plugin?
  3. Como podemos instalar um plugins

Transcrição

Olá. Bem vindo ao Learn WordPress. Meu nome é Fellyph e hoje a gente vai aprender como escolher e instalar plugins em nossos sites WordPress. Então, para esse vídeo a gente vai cobrir os seguintes assuntos porque plugins são importantes, como pesquisar um plugin, como instalar um plugin em seu site, como remover plugins e como resolver problemas. Se você deseja adicionar uma funcionalidade no seu site, o plugin será o melhor caminho para isso. Eles podem adicionar recursos para redes sociais, relatórios. Uma camada de segurança para sua aplicação. Ferramentas de marketing. E a otimização do seu site para motores de busca, como é conhecido como SEO. Como a gente pode ver plugins ajudam você tirar mais proveito do seu site WordPress e adicionar mais recursos à sua aplicação. Um bom exemplo é o uso de mapas. É um recurso que não vem no WordPress por padrão. Então, para isso, a gente vai precisar de um plugin que vai adicionar essa funcionalidade de inclusão de mapas em nosso site. Então, esses recursos vão de formulários de contato a possibilidade de transformar o seu site WordPress num e-commerce. Suporte a multi-idioma da sua aplicação. E a inclusão de cache no seu site WordPress, assim melhorando a performance do seu site. E dentro da plataforma WordPress, a gente tem milhares de plugins disponíveis. Então, uma das formas de pesquisar sobre plugins é acessando o site do WordPress.org. O Brasil. Então, no menu superior, a gente vai ter a opção de temas e ao lado de temas, a gente tem a opção para acessar o repositório de plugins acessando a página de plugins do WordPress.org.

A gente consegue ver que, nesse momento, o repositório de plugins detém 59.736 plugins gratuitos disponíveis para os usuários. Então a gente consegue realizar pesquisas aqui e saber mais sobre os nossos plugins. Ou também a gente pode acessar o nosso painel e realizar pesquisas sobre plugins dentro do nosso painel. Então, aqui dentro do painel de controle do nosso WordPress, a gente vai acessar a seção de plugins. E onde é que ela vai estar disponível no menu lateral esquerdo? A gente vai ter uma opção chamada plugins. Eu vou clicar nessa opção e a gente vai ser redirecionado para a página de listagem de plugins que estão instalados na nossa aplicação. Nesse caso, eu não tenho nenhuma aplicação disponível. A gente vai adicionar novo botão dentro da tela de Adicionar Novo. A gente vai ter a listagem de plugins separados por categorias. Então, no topo da nossa página a gente vai ter as categorias de plugins em destaque, os plugins populares recomendados e os plugins que a gente adicionou em nossos favoritos. Um exemplo se eu quiser incluir no meu site um plugin desse eu isso a gente consegue através da caixa de pesquisa no topo superior direito da minha tela. Então vou clicar aqui em Pesquisar. Vou digitar a palavra e se eu e vou realizar a pesquisa, então a gente vai ter a resposta dos principais plugins que estão disponíveis hoje dentro do repositório do WordPress.

Então esse passo é muito importante, porque a gente vai ter um overview de cada plugin e vão ter informações essenciais que vão nos ajudar a escolher o melhor plugin para nossa aplicação. Então, dividindo as informações essenciais referentes ao plugin, a gente tem o título do plugin, a sua descrição e logo abaixo deste card a gente tem as informações que vão nos ajudar bastante a escolher o nosso plugin. A primeira informação que a gente tem é a quantidade de avaliações que o plugin possui e a média de classificações que essas avaliações tiveram. Então, nesse primeiro exemplo, o plugin ou se teve uma média de avaliações de cinco estrelas. A segunda informação vai ser a quantidade total de instalações que esse plugin ainda tem. Então, atualmente esse plugin, particularmente ele, contém 5 milhões de usuários ativos. A próxima informação relevante é quando foi a última vez que aquele plugin foi atualizado. Então, essa informação é muito importante, porque se você tem um plugin que não tem atualização nos últimos meses, isso é um ponto de atenção para você ter sobre esse plugin. E, por fim, a gente tem as informações referentes à compatibilidade daquele plugin com a versão do WordPress que a gente tem instalado. Então, essas quatro informações vão ser essenciais para você fazer a tomada da sua decisão. Então, se você quer saber mais sobre o plugin, você pode clicar na opção de mais detalhes.

A gente tem aí a descrição do plugin, o processo de instalação, perguntas frequentes, telas do plugin e, por fim, a parte de comentários que são o conteúdo que é adicionado em todas as avaliações daquele plugin. Então vamos realizar uma pesquisa mais uma vez. Eu gostaria de adicionar um plugin de formulários no meu site. Então eu vou pesquisar por forms e aqui a gente tem o resultado da minha pesquisa. Se a gente prestar bem atenção, eu vou ter o Ninja Fomrs, que tem aí mais de 1000 avaliações e 1 milhão de usuários ativos. A gente tem um WP Forms, que tem 11.000 avaliações e 5 milhões de instalações ativas, e a gente tem o contact Form 7, que tem aí quase duas 1000 avaliações e 5 milhões de instalações ativas.

Então, nesse caso, por uma questão de demonstração, eu vou instalar o WP Fomrs. Vou clicar em Ativar, uma vez que o plugin aí instalado e aqui a gente vai ter uma tela de configuração. Essa tela de configuração vai variar de plugin para plugin, mas o primeiro passo vai ser criar um primeiro formulário, então vou criar o primeiro formulário e depois a gente vai pular para a nossa página, onde eu vou incluir esse formulário. Então, aqui eu tenho uma página de Fale Conosco. Era adicionar isso formulário nessa página. Então, para isso, vou pesquisar por formulário então. Quando a digital forme, a gente vai ter aqui no final um bloco para WP Form.

Eu vou clicar no bloco WP Fomrs, uma vez que eu clicar. O plug in vai nos dar a opção de selecionar um formulário, então tinha criado um formulário simples. Aqui vamos selecionar essa opção e agora a gente tem o nosso formulário de contato. Seguinte passo vai ser atualizar essa página e eu posso visualizar esta página que a gente tem um exemplo de uma página utilizando o plug in que vai adicionar a funcionalidade de formulário em nosso site, o WordPress. Então, se eu quiser adicionar um plug in que eu já tenho no meu computador, eu posso ir em plug ins, clicar em Adicionar Novo e ir em Enviar Plug In. Essa opção vai nos dar a opção da gente enviar um arquivo no formato zip.

Ela pode ser utilizada para instalação de um plugin premium, que não está dentro do repositório do WordPress ou algum plugin que meu time desenvolveu. Então a página de listagem de plugins pode ter um pouco de informações sobre os nossos plugins, então vou ter uma descrição eu vou encontrar qual é a versão do meu plugin. Eu posso também acessar alguns links úteis, como obter suporte ou realizar uma avaliação. E como podemos ver aqui essas opções, elas vão depender do plugin. Então, nesse exemplo, aqui a gente está acessando a área de suporte de um plugin. Então, se eu tiver alguma dúvida referente a instalação ou pós instalação do plugin, eu posso criar um novo tópico.

E lá eu vou descrever qual é minha dúvida ou o meu problema. É o time de suporte do plugin irá tentar solucionar o meu problema. Então, caso eu queira desativar ou remover um plugin dentro da página de listagem de plugins, eu vou clicar em Desativar. E uma vez que o plugin é desabilitado, eu tenho a opção de excluir plugin, então vou clicar em Excluir, Confirmar. A ação e o plugin foi excluído. Então, esse é o caminho para fazer a exclusão de plugins.

E como é que a gente consegue solucionar isso? Houve problemas com o plugins? Existem dois caminhos para identificar e resolver problemas com o plugin no seu site. O primeiro passo é desativar o plugin manualmente e a segunda opção é utilizar plugins de soluções de problemas. Então, dentro da plataforma WordPress. A gente tem plugins chamado Real Check, que vai nos dar mais informações para solucionar problemas e realizar a manutenção em nossos sites. Então, a última dica é instalar plug ins que possuam qualidade e uma comunidade ativa. Então, para isso, você só precisa seguir os passos que a gente discutiu no começo desse vídeo. Daí, então, você aí terá uma grande chance de não ter problema com o plug ins instalados em sua aplicação. Para ter acesso a mais treinamentos como esse, visite o Learn WordPress. Meu nome é Fellyph. Obrigado por ter assistido esse vídeo até o.

Workshop Details


Presenters

Fellyph Cintra
@fellyph

Hello, my name is Fellyph Cintra. I’m a Front-end developer. I’m based in Portugal and working at Digitale Methode as a front-end lead; my story with WordPress started in 2008 when I created my first professional project. Since then, much has happened; in 2012, I attended my first WordCamp as a volunteer; 2 years later, I became one of the organizers of WordCamp São Paulo. I have participated as a speaker in over 15 WordCamps in Europe and Organized my first WordCamp in Europe in 2019; my talks always covered my favorite subject, front-end technologies. In 2019, I became a Google Developer Expert focused on web technologies.